quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Lowis Wain foi um artista britânico conhecido por seus desenhos, que caracterizavam antropomorfismo de gatos e gatinhos com grandes olhos.
Nasceu em 15 de agosto de 1860 em Londres e faleceu 4 de Julho de 1939 em Londres.
Era o irmão mais velho e único homem de seis irmãs, com a morte do pai passou a trabalhar para sustentar a familia. Fazia pinturas de animais e paisagens, pintava retratos de gatos para calendários, álbuns, cartões-postais, etc.
Casou-se aos 23 anos com uma mulher 10 anos mais velha, oque, na época era considerado escandaloso. Após três anos de casamento sua mulher adquiriu cancro, uma doença muito grave da qual veio a falecer. Durante o tempo em que a mulher estava doente, fazia pinturas de gatos, inclusive o seu, em poses com atitudes de pessoas.
Empenhou-se em diversas associações de defesa dos direitos dos animais especialmente as que diziam respeito a gatos tais como “Society for the Protection of cats”, “National cat club”, Anti-Vivisection Society".
Com mais ou menos 57 anos começou a apresentar sinais de psicose, que podem ser facilmente observados em suas pinturas.
Foi internado pela irmã em um hospital psiquiátrico de má qualidade e, a pedido do Primeiro-ministro foi transferido para outro melhor, convivia com gatos que lá viviam e foi onde passou seus ultimos 15 anos.





0 comentários: